20140814_Kook_Chiado_JS-5426 sala_2

Kook Chiado (Lisboa)

Há mesa nova no quarteirão. Acabou de abrir portas o Kook Chiado, a versão Alfacinha do Kook Luanda, um dos restaurantes com mais sucesso…

DSC_0176

José de Sousa Tinto Velho 1940

Não consigo deixar este vinho perdido no meio de uma publicação que estou a escrever sobre a visita à Adega José de Sousa, em…

DSC_0235

Encontro com o Vinho Bairrada 2014

O Velódromo de Sangalhos, em Anadia, foi de novo o lugar escolhido para a realização do 2º Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada, que…

20140613_123615

Le Servan (Paris)

A aventura em nome próprio das manas Katia e Tatiana Levha acabou por revelar-se um excelente exemplo da actual vitalidade dos neo-bistrots na capital francesa e justificou todo o hype que se gerou à sua volta.

DSC_0130

As Trufas do Gianni

Jean Antoine (Gianni) Mannella é francês, da Borgonha, mas a sua descendência é italiana, de Abruzzo. Foram essas origens e as temporadas com a…

DSC_0162

O Desafio do Joaquim Arnaud

Ontem regressei aos Desafios. Foi bom verificar que as boas jornadas de convívio com o vinho como fio condutor se mantêm, onde mais ou…

DSC_0006 (2)

Vinhos da Semana VI

Uma discussão recente num dos grupos sobre vinho no facebook, onde se abordava os riscos de guardar vinhos em apartamentos fez-me recuperar este Tondonia Reserva…

DSC_0014

Teleculinária – Nova Aventura

As revistas que ilustram esta publicação são pedaços de memória que embelezam a minha biblioteca. Habituei-me a ver estes fascículos coleccionáveis entrarem pela cozinha…

DSC_0446

Salmarim

Estamos no Sotavento Algarvio, entre Castro Marim e Vila Real de Santo António. A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, junto à foz…

DSC_0023

Comer em Lisboa II

Os autênticos, os da moda, os fine dining, ou simplesmente os do petisco. As minhas melhores mesas em Lisboa.

DSC_0073

As Túberas do Barradas

Bem sei que estamos fora de época, mas não queria deixar passar mais tempo sem trazer à luz este artigo que ameaçava ganhar bolor…

DSC_0034

Vinhos da Semana V

O Verão vai a pique, traz mariscos, peixe e saladas, tudo ligeiro e sem gordura, a pedir vinhos frescos e leves. Finais de tarde ao ar livre, com petisqueiras e gargalhadas, dão o mote a mais três vinhos bebidos nos últimos tempos. O último foge à regra, é Porto rico e estruturado, para quando chega a brisa da noite.

Trinca Bolotas Tinto 2013

O Baixo Alentejo no Chiado. O Porco Alentejano e o Sobreiro, dois símbolos da região, trouxeram a alma alentejana ao restaurante Largo, para a apresentação do novo rebento da Sogrape Vinhos, o Trinca Bolotas.

DSC_0065

La Parisienne (Lisboa)

No início do ano foi conhecida a intenção da Câmara Municipal de Lisboa de transformar o Largo Rafael Bordalo Pinheiro (ao Chiado) em mais…

DSC_0108

Quinta dos Padres Santos (Tarouca)

Há dias, ouvia Beatriz Machado, directora de vinhos do Yeatman, no excelente programa “O Mundo dos Vinhos”, que está a passar no 24 Kitchen,…

Quinta do Mouro no Delidelux

Não é todos os dias que temos o prazer de ter a Quinta do Mouro em Lisboa. É momento de gala, para ser apreciado…