Sem Título

O Lombo da Sala de Corte

As carnes são de várias proveniências, Espanha, Uruguai, Irlanda, mas nenhuma de Portugal. E pelo que foi dado a ver nesta visita ao almoço durante a semana (sala quase cheia, balcão quase vazio) são de muito boa qualidade. A preparação também merece aplausos, ao que parece o forno Josper especial de corrida (grelhador a carvão que funciona também como forno) funciona mesmo e isso reflecte-se na carne que chega à mesa.

Read More
DSC_0056

Sevilha (Andaluzia, Espanha)

Termino a viagem à mesa do La Brunilda, outra referencia do tapeo da cidade. Numa zona muito central, em pleno Bairro El Arenal, o Brunilda é um bar de tapas onde podemos encontrar uma grande diversidade de pratos onde a criatividade e inovação são uma constante. Mas também podemos encontrar as tapas mais tradicionais e uma carta de vinhos de excelente qualidade. Os preços voltam a ser encarados com muito realismo e uma refeição com vinho raramente chega aos 20€ por pessoa.

Read More
DSC_0046

Domus 26 Guesthouse B&B (Braga)

Inserido num antigo edifício impecavelmente reabilitado, o Domus 26 Guesthouse B&B é uma recente unidade hoteleira da cidade de Braga, muito bem localizada de frente para a Sé, a poucos metros do centro da movida bracarense. No entanto, a tranquilidade e o silêncio são uma constante dentro do edifício, pelo que a centralidade não hipoteca a qualidade dos sonos.

Read More
20151204_164423

Real Companhia Velha – Novidades 2015

Se fosse necessário reforçar as aptidões e a diversidade das várias quintas da Real Companhia Velha esta prova tinha servido perfeitamente para o efeito. Cinco referências, todas elas muito diferentes entre si, que demonstram a riqueza de possibilidades ao alcance das diversas vinhas do universo da RCV, cada uma com as suas características tão próprias. Por entre ensaios e novidades, afirmações e confirmações, provaram-se cinco vinhos que são um reflexo do apurado trabalho de inovação que tem sido desenvolvido nestes últimos anos e a prova que o Douro permite produzir vinhos com uma grande diversidade de estilos.

Read More
20151203_174451

Mar Portátil Designers Collection da Salmarim

Agora, cerca de um ano e meio depois, Jorge Raiado, proprietário da Salmarim, quis levar o Mar Portátil ainda mais longe e para o efeito convidou um conjunto de artistas de varias áreas para ilustrarem a nova colecção, cujo mote era fazer destas embalagens um passaporte de Portugal. E os autores, pegando nessa inspiração, criaram seis caixas onde a Portugalidade está bem representada, seja numa janela típica de Lisboa, numa lata de sardinha, ou num cardume de peixes.

Read More
20151202_123604

Quinta da Lapa

…O novo vinho da Quinta da Lapa em Homenagem a Santa Teresa de Ávila. Dom Lourenço de Almeida, o antigo proprietário da quinta, tinha grande apreço por esta freira que foi canonizada (também conhecida por Doutora da Igreja) no início do século XVII e fez questão de colocar uma pedra com um seu poema por cima da porta da casa principal da propriedade. Sílvia Canas da Costa também admira a obra desta freira carmelita e no ano que se celebra os 500 anos do seu nascimento achou que seria o momento ideal para lançar um vinho topo de gama em sua homenagem.

Read More
20151127_154636

Foz Torto

Abílio Tavares da Silva personifica mais uma dessas felizes historias. Empresário de sucesso em Lisboa, este engenheiro informático de formação chegou ao momento da sua vida em que a paixão (que já tinha) pelo Douro e pelo vinho falou mais alto e o fez reequacionar o futuro. Desfez-se do seu passado empresarial, pegou na família e partiu em busca de uma quinta no Douro, onde pudesse cumprir o sonho de produzir vinho e viver em paz com a natureza e consigo próprio.

Read More
20151111_120946

95 Anos de História das Caves São João

Em 2020 as Caves São João atingem os 100 anos de vida, mas desde 2010 que estão a antecipar esse acontecimento, em jeito de contagem decrescente, com a edição de dez vinhos especiais, um por cada ano que antecede a data. Cada um destes vinhos tem uma década como tema, inspirado em episódios marcantes da humanidade nos últimos cem anos. Este ano, o 95 Anos de História ilustra a década de 70 e tem como tema a liberdade. A liberdade que as Caves São João passaram a ter nesta década, com a aquisição da Quinta do Poço do Lobo, de produzir os seus próprios vinhos, descobrindo outros caminhos com novas castas e novos métodos.

Read More