Otoctone – Forgotten Vegetables

DSC 0105 1024x682 Otoctone   Forgotten Vegetables

Recuperar espécies vegetais esquecidas ou desconhecidas e trazê-las para as dietas dos nossos dias é o objectivo da nova marca Otoctone, que agora chega ao mercado. Existem produtos alimentares desconhecidos para a maioria, que fazem parte das raízes gastronómicas dos povos e das suas gentes, que esta marca agora pretende mostrar ao mundo.

dsc 0108 1024x798 Otoctone   Forgotten Vegetables

Tudo começou numa aldeia da Beira Baixa quando Álvaro Dias, criador da Otoctone, em conversa com uma senhora da aldeia descobriu uma erva aromática que era muito utilizada nos pratos típicos daquele lugar mas desconhecida da maioria, o Serpão. A partir daí a paixão deste professor de marketing pela gastronomia fez o resto e com uma rigorosa pesquisa de campo foi-se apercebendo que em Portugal, e provavelmente no mundo também, existiam muitas mais espécies nas mesmas condições.

DSC 0106 1024x682 Otoctone   Forgotten Vegetables

A cozinha tradicional anda de mão dada com alguns destes produtos e foi muito interessante verificar nesta apresentação a sua utilização com alguns pratos típicos. Como estas Favas Escoadas com Molho de Unha, um prato típico da Ilha Terceira, muito presente nas suas tascas, aqui temperadas pelo Açaflor, um condimento de tons fortes da mesma família do açafrão. Ingredientes que maioritariamente andam nas mãos dos antigos e que a Otoctone se propõe a não deixar cair no esquecimento.

lodao 2 768x1024 Otoctone   Forgotten Vegetables

O Lódão, as “ginjas” de travo doce que comia quando era criança e que também serviam de munições para as nossas guerras de tubinhos. É bom voltar a vê-las. (imagem de divulgação)

dsc 0109 1024x682 Otoctone   Forgotten Vegetables

A Feijoca, o Chícharo, a Banana dos Açores, a Nêveda, as Passas de Cereja, o Funcho dos Açores, a Erva Virgem, fazem companhia aos já referidos Açaflor, Lódão e Serpão para a primeira linha de produtos lançados por esta marca. Uma riqueza esquecida para descobrir.

 

Estes produtos podem ser adquiridos na loja online da marca e em breve o portefólio da empresa será enriquecido com produtos de origem africana e brasileira. No site da Otoctone podem ser encontradas muitas receitas que servem de mote para a utilização destes ingredientes e que poderão ser uma inspiração para novas abordagens. Inspiração e criatividade rima com Chefs de cozinha e sabendo que temos alguns que são assumidos apaixonados pelas ervas aromáticas irão eles pegar nestes “novos” ingredientes e utilizá-los nas suas criações? A probabilidade é grande.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>