Restaurante Nacional (Coimbra)

20140214 133808 768x1024 Restaurante Nacional (Coimbra)

Filetes de Tamboril com Arroz de Berbigão.

img 20140214 142326 1024x1024 Restaurante Nacional (Coimbra)

Capão com Arroz Pardo, a firmeza da carne e a malandrice do arroz criam um dos pratos mais emblemáticos da casa.

20140214 133820 768x1024 Restaurante Nacional (Coimbra)

20140214 141119 768x1024 Restaurante Nacional (Coimbra)

Torta de Amêndoa

Muitas vezes, na ânsia de estarmos sempre a par das novidades, actualizados com o que está na moda, num exercício quase masoquista de enfiar barretes, esquecemo-nos injustamente dos clássicos. Daqueles lugares onde não procuramos encontrar nada de novo, apenas ser recebidos pelos mesmos sorrisos acolhedores, comer os pratos de sempre e sermos (bem) servidos como fomos habituados.

O Nacional, na baixa de Coimbra, é um desses lugares. A azáfama do almoço, com muitas dezenas de refeições para servir, não tira tempo a quem nos recebe de nos dirigir um sorriso e pedir-nos “cinco minutinhos, que está uma mesa a vagar”. Fundada nos finais dos anos 70, rapidamente se assumiu como uma das maiores referências gastronómicas da cidade, onde o Cozinheiro Adriano Rodrigues é a alma da casa há várias décadas. A cozinha tradicional portuguesa dita regras, pratos como o Capão com Arroz Pardo, o Coelho à Caçadora, o incontornável Cabrito Assado à Nacional, ou ainda o Gordin Bunk, o panado de carne de vaca e porco acompanhado por um molho especial, são presenças obrigatórias na carta do restaurante.

É bom verificar que a qualidade e a consistência desta casa se mantém. O serviço continua competente, simpático e expedito, a bater aos pontos muito lugar com pretensões, a garrafeira continua um mimo, na diversidade e no preço, com um numero notável de meias garrafas que permite optar por este formato fugindo às referências mais básicas, e os atributos culinários a que nos habituaram, permanecem, felizmente, intactos. Que se mantenha tudo igual por muitos e bons anos.

Tirando o Arcadas da Capela, que joga noutro campeonato, ou a Taberna, também de um segmento mais alto, não há que inventar numa ida a Coimbra.

Restaurante Nacional
Rua Mário Pais 12, Coimbra
Tel: 239 829 420
Email: info@restaurantenacional.pt
Preço médio sem vinho: 12,50€

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>