70/30 Branco 2017

Continuando na senda de regiões pouco mediáticas mas onde estão a acontecer coisas verdadeiramente entusiasmantes, que merecem a atenção dos apreciadores, hoje vamos até à Beira Interior, provar um branco do produtor Martin Boutique Wines. Conheci este projecto na secção Rising Stars da última edição do Adegga Winemarket em Lisboa, um espaço onde os responsáveis do Adegga criam um verdadeiro “sangue na guelra” dos vinhos, onde jovens projectos, criativos e irreverentes, têm o seu próprio palco. É desta emoção que o mundo do vinho precisa.

Foi precisamente nessa ocasião que conheci o Pedro Martin e tive oportunidade de conhecer a história do seu projecto. O gosto pelo vinho levou-o a sommelier e o percurso natural do seu trabalho fez com que criasse uma pequena distribuidora e decidisse começar a produzir vinhos. Optou por abraçar três regiões que gosta e acredita terem o potencial para expressar aquilo que procura para as suas criações, o Dão, a Bairrada e a Beira Interior.

E assim cheguei a este 70/30 Branco, que logo pela imagem e embalagem nos desperta a atenção. Uma garrafa despida, de forma bonita, apenas ostenta um cartão preso no gargalo, em jeito de rótulo, onde nos dá umas pistas para o que vamos beber. É um lote de cinco castas, onde o produtor procurou a concentração de vinhas da zona da Cova da Beira e a frescura e altitude de outras da zona de Pinhel. 70% do lote vem da Cova da Beira, com as castas Arinto, Síria e Fonte Cal e os restantes 30% de Pinhel com as castas Síria e Fernão Pires. Contido, elegante e fresco, é um vinho com personalidade, que foge de caminhos fáceis, preferindo terrenos mais acidentados e divertidos. O lado frutado é sério e bem envolvido por uma refrescante sugestão mineral, num conjunto saboroso, equilibrado e que termina com uma boa persistência. Tudo limpo e cativante, um excelente exemplo das capacidades da região para produzir brancos. Gostei francamente.

Foram produzidas apenas 2000 garrafas, a enologia é da responsabilidade de Patrícia Santos e o preço ronda os 13€ em garrafeiras especializadas ou na loja do produtor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *