Biqueirão da Costa

Isto é um grande pitéu! Uma conserva artesanal produzida com biqueirão pescado através do processo tradicional da arte-xávega, na Costa de Lavos, Figueira da Foz.

Embalado num apelativo frasco de vidro sob a marca Biqueirão da Costa, vem acompanhado por um pacote de tostas e por um postal ilustrado com a explicação do conceito. O design é maravilhoso.

Os filetes de biqueirão são conservados numa mistura de azeite e vinagre, temperado com ervas aromáticas, pimenta preta e malagueta. Uma delícia. Se acompanhado por um espumante bruto ainda melhor. 

Vende-se exclusivamente aos fins-de-semana, numa barraquinha de madeira na praia da Costa de Lavos e apenas nos meses de Verão. Cada pack de conserva + tostas + postal custa 4,90€.

“O Biqueirão da Costa é um produto 100% artesanal que, como marca, surge com o principal objetivo de dar a conhecer uma parte da cultura, dos costumes e tradição piscatoria da Costa de Lavos e da sua região. O biqueirão é um peixe azulado de pequeno porte que consideramos ser uma iguaria especial também desta regiao e que é pescado na Costa de Lavos, nas redes da arte xávega. Esta é uma forma tradicional de pesca em que um grupo de pescadores, num barco, lança as redes para cercar os cardumes, puxando-as mais tarde para a praia. Depois de criteriosamente escolhido, o biqueirão é então mantido em conserva, utilizando técnicas ancestrais e produtos igualmente artesanais e biológicos, seguindo minuciosamente uma receita única e tradicional.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *