Colónia (Alemanha)

A primeira refeição em solo alemão foi neste Herbrand’s e começar assim é sempre bom prenúncio. Boa comida, bem feita, com produtos frescos, num local muito agradável. É restaurante, mas também bar e no verão Biergarten. Foi escolha perfeita para reencontrar amigos e jantar em ambiente de festa. Tem também uma sala contigua, com aspecto de bar/discoteca que durante a semana, em dias de futebol, tem ecran panorâmico. No fim, a melhor surpresa, 15€ por pessoa. Não fica no percurso turístico, talvez por isso o preço, mas a comida e o ambiente valem decididamente um desvio numa visita à cidade. Herbrand’s, Herbrandstrasse, 21, 50825 Koln. Tel: 0221/9541626.

Fiquei para mim que Colónia está para a cerveja como Bordéus está para o vinho e quando se tem no grupo um verdadeiro connoisseur, arriscamo-nos, em boa hora, a ir parar à cervejaria com a melhor cerveja de Colónia. Após uma autentica lição de história da cerveja, que incluiu a explicação da origem do nome do local, ninguém fica indiferente aquela atmosfera e até para alguém que não é grande fan de cerveja como eu sai de lá rendido. Também tem pratos típicos para acompanhar. Fica mesmo no centro e é spot obrigatório numa visita à cidade. Note-se que enquanto não colocarem a base a tapar o copo, a cerveja não pára de chegar. Cervejaria Pfaffen Max Päffgen, Heumarkt 62, 50667 Koln. Tel: +49 221 257.

Outro local de interesse mesmo no centro da cidade é o velhinho Papa Joe’s, uma instituição da cidade. É bar de jazz, onde se pode ouvir musica ao vivo, beber umas cervejas e comer uns pratos tradicionais. O estilo é anos 20 e impressiona a colecção de instrumentos musicais mecânicos  tendo mesmo uma pequena orquestra mecânica que ainda dá o ar de sua graça. Entre o bizarro e o kitsch, um local que também vale  a pena parar para beber uma Kölsch. Papa Joe’s, Auf dem Rothenberg 22, 50667 Koln. Tel: +49 221 2577801

Lembram-se da história do anti El Bulli? Encontrámos o de Colónia. Do lado de fora parece uma pensão duvidosa, com um ar decrépito, observando com mais atenção lá se consegue descrutinar um tímido letreiro gasto pelo tempo que nos indica que estamos no local certo. Lá dentro é o sonho húmido de qualquer inspector da ASAE, paineis de madeira rançosos dão o mote, tudo muito gasto e velho acompanha e o chão gasto é o complemento perfeito para tão inusitado lugar. Mas a verdade é que tudo isto em conjunto faz sentido e ao fim de cinco minutos estamos perfeitamente integrados no ambiente e confortavelmente instalados  como se estivéssemos num lugar onde somos habituées há anos.   A comida é muito boa, dentro do contexto, com a costeleta de porco na frente, o serviço não se pode dizer que tenha sido simpático mas foi muito profissional e, no final, os cerca de 15€ pagos pela refeição e por toda a cerveja é um preço que nos deixa a pensar que come-se tão barato em Colónia, como em Lisboa, o que dá que pensar. A regra de tapar o copo aqui também se aplica pelo que não se distraiam se não querem sair de gatas. Um dia que forem à cidade e que queiram comer onde comem os locais não percam por nada este Lommerzheim, Siegestrasse 18, 50679 Koln, Tel: +49 221 814392.

Para fim de festa o melhor. Numa noite de frio negativo, com a neve a cair em cadencia assustadora e um vento de cortar a respiração, as papoilas saltitantes, de manga curta, gelaram ainda mais a lindíssima Bay Arena e lembraram que há gigantes que nunca deixam de o ser. Memorável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *