Espumante Sem Igual Bruto Natural 2015

Apesar de não conhecer bem os vinhos do projecto Sem Igual, de João Camizão, na região dos Vinhos Verdes, gostei de tudo o que provei até ao momento. Fiquei sempre com a ideia de vinhos muito frescos, com muita presença e sentido de região. Cruzei-me com este espumante na última edição do Adegga Winemarket e veio mais uma vez reforçar a minha impressão.

Passando os olhos pelo site do produtor, ficamos a saber que é um projecto familiar que tomou novo fôlego pelas mãos de João Camizão, com vinhas na zona de Lousada e os vinhos são compostos essencialmente pelas castas Azal e Arinto.

Este espumante, pela informação que retirei na altura da prova, é a primeira edição e foram produzidas apenas 600 garrafas. O lote é de Arinto e Azal. Mostra um aroma sério, seco, de citrinos e fruta branca com algumas sugestões minerais. Tem uma frescura salivante, num estilo elegante, jovem e com uma bolha delicada e fina. O conjunto é equilibrado, faltando apenas mais complexidade, algo que o estágio em garrafa com certeza lhe trará. No geral é um espumante muito bem feito, que pela sua secura o torna um bom parceiro à mesa. Não é barato, são cerca de 25€, mas a tiragem é muito baixa e a qualidade justifica. Guardem-no para um dia de festa, em tempos de clausura temos de criar os nossos próprios dias especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *