Fumeiro de Santa Catarina

O Fumeiro de Santa Catarina, como o próprio nome deixa antever, fica no intricado e cada vez mais bonito Bairro de Santa Catarina, não da banda do Adamastor, mas na encosta a caminho da Calçada do Combro. A melhor maneira de lá chegar é estacionar o carro no parque da Calçada do Combro, atravessar a dita e entrar em Santa Catarina pela Travessa do Alcaide que vão lá dar direitinhos. Se vierem de transportes é a paragem da Calçada do Combro do mítico amarelo 28. O restaurante fica numa esquina, inserido num dos muitos edifícios impecavelmente reabilitados que polulam cada vez mais os bairros típicos de Lisboa.

O espaço é pequeno, com meia dúzia de mesas, paredes em tom de cinzento, chão em cimento afagado, decoração parca, onde pontifica um painel com antigos utensílios, cadeiras e mesas em ferro, as últimas com tampo de madeira. A iluminação, cuidada apesar de curta, torna acolhedor o que à partida poderia ser um ambiente frio. O calor dos sorrisos dos turistas faz o resto.

O conceito aproxima-se de uma tasca moderna com petiscos para partilhar, mas com a particularidade de todos os pratos terem um elemento fumado. Desfilaram em diversas refeições nos últimos tempos: Couvert, pão, queijo de Castelo Branco e azeitonas. Polvo grelhado com vinagrete. Salada de rosbife fumado com rabanetes, com rúcula e pão frito ralado, uma delícia. Salmão fumado em erva príncipe, outro prato vencedor. Pêra grelhada com pancetta. Sandes de costela de boi, o ex-libris da casa, cozinhada durante várias horas, a carne chega em pão embebido de molho numa sandes que é uma tentação. Piano assado a sair do osso, outros dos pratos emblemáticos do Fumeiro, este exclusivo das quartas-feiras. Das sobremesas recordo a mousse de chocolate da dona Corália.

A carta de vinhos é curta mas com opções curiosas. Lagar de Darei Branco numa das vezes e Dão Outeiro Tinto numa outra, com preços e serviço aceitáveis. Aos fins-de-semana há brunchs e, habitualmente ao Domingo, pratos especiais.

558689_1476748485876625_2019199805_n

Paulo, um dos sócios, que às vezes também toma conta da cozinha (foto larapiada no facebook dos próprios).

Fiquei cliente deste Fumeiro. Gosto da localização, que apesar de estar inserido num bairro turístico consegue escapar das enchentes exageradas. Gosto do ambiente, descontraído e sem pinga de pretensões. E gosto acima de tudo da cozinha que nos servem, bem preparada, saborosa e a preços honestos. É para continuar a voltar.

Fumeiro de Santa Catarina
Travessa do Alcaide 4C, Santa Catarina, Lisboa
Tel: 92 640 9775 – 213471002
Email: [email protected]
Fecha aos Domingos e Segundas ao almoço.
Preço Médio: 15€ sem vinho.

Click to add a blog post for Fumeiro de Santa Catarina on Zomato

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *