Gadanha Mercearia (Estremoz, Alentejo)

DSC_0069

DSC_0072

DSC_0076

DSC_0079

DSC_0084

Bolinhos de Bacalhau.

DSC_0085

Camarão Al Ajillo. Reinventado com finas fatias de courgette.

DSC_0089

Cogumelos Salteados. Produto, ponto e sabor. Divinos.

DSC_0092

DSC_0099

Bacalhau à Casa. Bom e bonito.

DSC_0100

DSC_0103

Bochecha de Porco com Migas. O meu preferido da refeição. A bochecha estava macia e muito saborosa, mas as migas, aqui numa versão mais cremosa, estavam de bradar aos céus. Excelente.

DSC_0111

Mil Folhas de Chocolate Branco e Frutos Vermelhos. Estaladiço, fresco e muito bonito.

DSC_0113

Farófias. Crocantes e com morangos a contrastar. A refeição podia ser só isto.

DSC_0115

Delícia de Chocolate, uma sobremesa em várias formas e texturas. Só a apresentação deixa água na boca.

DSC_0120

DSC_0121

DSC_0123

Se há coisa que me deixa com um largo sorriso na cara é comer bem num sítio que nunca tinha ouvido falar. Nestas ocasiões nunca há expectativas para corresponder e às vezes temos agradáveis surpresas como aconteceu nesta Gadanha Mercearia.

Um espaço que é restaurante, wine-bar, café e loja gourmet e pareceu-me ser o lugar da moda em Estremoz, com um conceito a que já nos habituámos nas grandes cidades, mas que não deixa de ser inovador no Alentejo. Começou como loja gourmet, a vender produtos de excelência, alentejanos essencialmente, e evoluiu para um lugar multifacetado, onde pontifica o restaurante.

Inserido num prédio reabilitado na baixa de Estremoz, chama a atenção pelas pipas de vinho que dão as boas vindas ainda na rua. Lá dentro, depois de cruzar a loja, com cheirosas iguarias e convidativa garrafeira, encontramos as salas de refeições, de decoração tradicional, mas modernizadas com as cadeira desirmanadas ou os quadros de ardósia. O ambiente é confortável e acolhedor.

A ementa assenta essencialmente na comida alentejana, apesar de haver incursões por outros receituários. Com pratos tradicionais interpretados com modernidade, alguns nas técnicas, mas mais nos empratamentos e na introdução de alguns produtos. Tudo o que veio para a mesa estava uma delícia, impecavelmente preparado, tanto nos pontos de cozedura como na qualidade do produto. Nem as sobremesas, que às vezes são parentes pobres de muitas refeições, ficaram num plano inferior. O serviço é jovem, simpático e atencioso. O vinho, deu para ver, é bem tratado, apesar de não ter opinião formada sobre a carta. O momento era especial e os vinhos eram outros.

A oferta de excelência em Estremoz já era fortíssima, mas esta Mercearia não lhe fica atrás. Merece rasgados elogios Michelle Marques, a pessoa à frente dos fogões, pelo excelente trabalho que apresenta. Um espaço muito recomendável no novo mapa de bem comer na região e que terá lugar, obviamente, numa futura lista de Comer no Alentejo.

Gadanha Mercearia
Largo Dragões de Olivença 84 A, Estremoz
Tel: 268 333 262
Email: [email protected]
Preço médio sem vinho: 20€ (em modo petisqueira é o que se quiser gastar)
Fecha às Quartas.

 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *