Goût de France

No final do ano passado tive conhecimento desta notícia e fiquei a pensar que se existe gastronomia capaz de uma mobilização global é a francesa. Não só pelo que continua a representar hoje em dia, mas acima de tudo pela dimensão que teve (e tem) e pelas portas que abriu para as diversas tendências gastronómicas que hoje consideramos de vanguarda.

bandeau_good_france_ok_en

“Dar a conhecer melhor a gastronomia francesa a nível internacional, e de ilustrar concretamente a sua inscrição no património mundial da UNESCO e a sua influência no mundo inteiro” é o mote para o evento “Goût de France“, que vai ter lugar no próximo dia 19 de Março à escala mundial.

De Portugal foram aceites as candidaturas de 17 participantes, que terão como objectivo compor um menu de cinco pratos que prestigie a cozinha francesa. Os restaurantes Belcanto, Vila Joya, Anfiteatro, Poivron Rouge, Arcadas da Capela, Bistro  100 Maneiras, Casa de Pasto, Adlib, Cafetaria Mensagem, De Castro Flores, Eleven, Fortaleza do Guincho, Varanda, O Nobre, Largo, Lisboete e Mesa do Bairro, irão juntar-se aos cerca de 1300 participantes de todo o mundo que foram escolhidos por uma comissão internacional chefiada pelo icónico Alain Ducasse.

Os Dîners d’Épicure , ocorridos em 1912  e promovidos por Auguste Escoffier – que tinham por lema “um dia, um menu, servido em simultaneo em vários pontos do mundo” – continuam mais de um século depois a servir de inspiração para afirmar a cozinha francesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *