L’AND Vineyards Reserva Tinto 2010

Não é a primeira vez que aqui falo dos vinhos do L’AND Vineyards Resort, o magnífico hotel vínico localizado em Montemor-o-Novo, Alentejo.

Desta vez o motivo foi a apresentação do vinho L’AND Reserva Tinto de 2010 em Lisboa, que teve lugar na Deli Delux. O momento serviu ainda para anunciar que o mesmo deixou de estar em venda exclusiva no resort e na sua loja online, passando a estar disponível também nesta garrafeira/loja gourmet do Cais da Pedra, em Santa Apolónia.

Quem também marcou presença foi Miguel Laffan, o Chef estrelado do restaurante do resort, que continua a maravilhar quem por lá passa com a sua cozinha de produtos e sabores alentejanos elevados pela criatividade da sua abordagem de autor.

Miguel Laffan na Deli Delux

Miguel Laffan convidou os presentes a irem às compras, onde reuniu um conjunto de ingredientes com os quais iria proporcionar uma intimista sessão de cozinha ao vivo.

Foie Gras com Alga Nori

Foie Gras, Granola, Alga Nori e Molho Teriyaki…

IMG_20141105_090452

Miguel Laffan na Deli Delux

Não é novidade que a cozinha asiática é uma grande influência para Miguel Laffan e a constatar essa realidade aí está a entrada que preparou à frente dos olhos de todos. A untuosidade do foie, o sabor terroso da granola, o mar da alga nori e o agridoce do molho teriyaki, tudo espicaçado por umas pitadas de flor de sal, num jogo de texturas, saboroso e surpreendente.

Brás de Vieira.

Outro prato da sessão foi um Brás de Vieira, delicioso, com as natas a tomarem o lugar das claras, tudo acarinhado pelo tempero do azeite de trufa, sabores e texturas que me trouxeram à memória o fantástico Vieira e Cogumelos num À Brás Trufado.

Uma curta sessão de cozinha ao vivo que deixou os presentes de água na boca para o trabalho que Miguel Laffan está a desenvolver no restaurante do L’AND.

IMG_20141105_090638

De seguida foi altura de provar o L’AND Reserva Tinto 2010…

DSC_0040

Paulo Laureano, o enólogo responsável pelos vinhos L’AND, junto às parcelas de Alicante Bouschet da propriedade.

O enólogo Paulo Laureano, que também marcou presença nesta apresentação, continua a sua aposta nas castas nacionais (ou por nós adoptadas há muito, como a Alicante Bouschet) e isso voltou a ter expressão no lote deste vinho.

DSC_0077

Composto por um lote das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Alicante Bouschet, com estágio em barrica durante 12 meses, o L’AND Reserva mostra-se com bom porte, onde a madeira ampara o conjunto sem exageros e a acidez empresta uma frescura ao vinho que nem sempre é habitual no Alentejo. Um vinho gastronómico, que convida a parcerias com pratos intensos de sabor, ideal para os dias mais frescos que estão a chegar (p.v.p. 16,95€).

Foi bom constatar a vitalidade do projecto L’AND Vineyards, que arrojado e longe dos holofotes das grandes urbes, continua a trilhar o seu caminho de sucesso, sempre com a excelência como fio condutor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *