Mercado dos Lavradores (Funchal, Madeira)

A frase do gastrónomo francês Brillat-Savarin, “diz-me o que comes, dir-te-ei quem és” eternizou-se e continua a encaixar na perfeição para ilustrar o sentimento de quem chega à descoberta de um novo lugar através da gastronomia.

Na Ilha da Madeira, um dos melhores lugares para se sentir o pulso à gastronomia da ilha é o Mercado dos Lavradores, na zona velha do Funchal, que surge renascido depois da intervenção que se seguiu às grandes cheias de 2010. Aqui pode encontrar-se não só muito do pescado que faz parte do receituário actual da ilha, mas também descobrir através das atraentes paletes coloridas, uma quantidade de frutos exóticos de produção local, que os vendedores das bancas fazem questão de nos dar a provar. Meter conversa com estes vendedores é obrigatório, para melhor ficarmos a conhecer tradições e hábitos das gentes da ilha. Se o tema vos interessa esta é uma viagem que, sem esforço, pode bem demorar toda a manhã, por isso convém ir com tempo.

A complementar as bancas mais tradicionais, existem hoje, nas partes laterais do mercado, modernas lojas de variada oferta, por entre souvenirs e restauração, onde se pode fazer uma refeição ou simplesmente tomar um café com vista privilegiada para a azáfama do mercado. Nas ruas circundantes vamos encontrar ainda algumas das mais castiças tascas do Funchal, com a autenticidade das gentes da ilha, onde se pode beber um copo acompanhado pelo famoso “dentinho” (um petisco que é oferecido para acompanhar a bebida), ou deleitarmo-nos com uma Sandes de Espada empurrada por uma Brisa Maracujá.

Mercado dos Lavradores
R. Latino Coelho 38, 9060-155 Funchal
Telefone: 291 214 080
Aberto de Segunda a Sábado, das 07:00 às 20:00. Sábado só até às 14:00.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *