Quinta de Arcossó Reserva Tinto 2015

Quando pensamos em comprar um vinho a região de Trás os Montes não é definitivamente a primeira que nos vem à cabeça. Mas a verdade é que neste momento está a contecer muita coisa na região, novos projectos, novas pessoas, que num futuro próximo podem trazer outra visibilidade aos seus vinhos. Tenho alguns na mira e conto trazê-los aqui assim que possível. Entretanto revisitei um vinho que já é um clássico da região, o Quinta de Arcossó Reserva Tinto. A Quinta de Arcossó, em Vidago, na zona de Chaves, tem sido uma bandeira dos vinhos de Trás os Montes e tido um papel importante para trazer novos consumidores à região.

Este 2015 é um lote de Tinta Amarela (maioritaria), Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca, é vinificado em lagar com pisa a pé e estagiado em barricas durante 12 meses. Certinho no nariz, com fruta madura e notas florais, uma pitada de especiarias e um fundinho mineral, é pela boca que nos conquista. Com presença sem ser encorpado, mostra até alguma elegância, num conjunto com uma excelente acidez e persistência. Gostei do vinho, está numa boa fase e aguenta perfeitamente mais uns anitos em cave. Pareceu-me mais afinado que em colheitas anteriores, com a barrica muito bem integrada e um lado mais rude que fica muito bem a um vinho que vem de Trás os Montes. Muito gastronómico, casará lindamente com o cabrito desta quadra. Se houver cabrito.

A enologia é de Francisco Montenergo e Amílcar Salgado. O vinho custa cerca de 10€ e pode ser encontrado em garrafeiras especializadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *