Quinta de Saes Estágio Prolongado (Late Release) 2011

Lá vem este outra vez com o Dão, dizem vocês.

É verdade, mas volto por um muito bom motivo. Álvaro Castro quis, de alguma forma, recriar o sucesso do muito aclamado estágio prolongado late release de 2000 e vai daí deu semelhante tratamento à colheita de 2011. Chegou ao mercado em 2016 – sem grande alarido, como é apanágio deste produtor – uma nova edição do Estágio Prolongado 2011, esta com a denominação de Late Release. Tem um rótulo diferente e, pela informação que tenho que espero ser correcta, o lote também é diferente, este de vinhas velhas da Pellada.

Mas seja que castas forem o que realmente importa é que gostei muito do vinho. Pujante, ainda cheio de força, de ataque frutado e barrica discreta, com frescas notas vegetais, mostra alguma concentração e volume mas muito bem equilibrado pela acidez valente que tem. O final de boca é longo e de uma frescura fantástica, a deixar-nos em suspenso para mais um copo. Muito bom. Um belo Dão.

Aficcionados do Dão em particular e de bom vinho em geral, este vale a pena procurarem. Se não gostarem podem vir aqui atirar tomates.

Quinta de Saes Estágio Prolongado (Late Release) 2011
Produzido pela Quinta da Pellada, em Pinhanços, Seia.
Enologia de Álvaro Castro e Luís Lopes.
Estágio em barrica.
13º de volume de álcool
Cerca de 22€ em garrafeiras especializadas.
17 pontos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *