Rogacki (Berlim)

Enquanto não chega a publicação “Comer em Berlim”, tendo por base a visita recente que fiz à cidade, deixo um sugestivo aperitivo, qual cartão de visita, de um dos lugares mais emblemáticos – no que toca a dar ao dente – do histórico bairro de Charlottenburg.

Charlottenburg foi em tempos o bairro mais vibrante da antiga Berlim ocidental, onde se encontravam os restaurantes e lojas mais exclusivas e, como quase sempre nestas situações, lugar preferencial para as residências dos extractos sociais mais elevados. Após a queda do muro e consequente democratização da cidade, muito deste charme perdeu-se e mudou-se para os bairros trendy de uma nova cidade que começava a florir. Nesta última década, após a reabilitação da sua malha urbana, Charlottenburg voltou a renascer e a ser um dos bairros mais dinâmicos da capital alemã. Actualmente é um dos polos comerciais mais importantes  da cidade, com os seus shoppings de grandes dimensões e um enérgico comércio de rua, onde convivem salutarmente lojas de luxo e outras de novas tendências, que servem os muitos estudantes e artistas que se fixaram no bairro, em busca de qualidade de vida a preços menos especulativos.

Foi precisamente no coração de Charlottenburg, a pouca distãncia da maior atracção turística do bairro, o Palácio de Charlottenburg, que se fixou em 1927 a família polaco-alemã Rogacki, com a sua mercearia fina (hoje seria uma loja gourmet, ou algo do género), numa selecção pouco comum à época de produtos alimentares de primeira qualidade. Hoje, quase um século depois, a loja Rogacki continua a disponibilizar aos berlinenses uma oferta impressionante de bens alimentares, onde os peixes fumados (artesanalmente pelos prórios) continuam a ser uma imagem de marca. São várias secções temáticas, cada qual mais sugestiva que a anterior, onde o difícil é de lá sair sem comprar qualquer coisa. Só queijos são quase 200 tipos diferentes, carnes curadas idem, passando pelo pão, pelos mariscos, pelas cervejas e o vinho, e pelas saladas preparadas, que nos fazem água na boca.

É um destino incontornável na cidade para qualquer comilão que se preze e será provavelmente a melhor forma de sentir o pulso à gastronomia berlinense e aos hábitos alimentares dos seus habitantes.

Rogacki
Wilmersdorfer Str. 145/46, 10585 Berlin, Alemanha
De segunda a sexta das 09:00 às 18:00. Sábado até às 16:00.
Telefone: +49 30 3438250

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *