Solar do Alvarinho (Melgaço)

Há quem defenda que é a melhor casta branca portuguesa, e é nesta região que atinge a excelência, pelo menos será a única a ter um solar só para ela. Dentro da cidade muralhada de Melgaço, uma vetusta casa senhorial acolhe o Solar do Alvarinho. Mas o nome correcto deveria ser, Solar dos Alvarinhos de Melgaço, pois a rivalidade com a vizinhança de Monção, faz com que a promoção e a divulgação recaiam apenas nos vinhos da região de Melgaço.

Suas Excelências, Os Soalheiro. Um dos mais antigos Alvarinhos em Portugal, sempre com a qualidade e consistência que nos habituaram e aqui a preços convidativos.

O espaço oferece uma lista considerável de vinhos para prova gratuita. Num espaço criado para o efeito, a prova é acompanhada por uma profissional que nos vai tirando duvidas e ajudando a perceber as diferentes características dos vinhos. Diz-se por aqui (entre dentes) que 2010 não foi um ano excepcional para o Alvarinho na região de Melgaço, o calor intenso nos meses de verão fez com que os vinhos, no geral, sejam menos minerais e com menos acidez.

A loja do Solar, com muitos vinhos mas também com muitos produtos regionais.

No piso térreo, contiguo à loja, existe um bar onde podemos comer uns petiscos e beber os vinhos da região. Pena que não tenha vinho a copo e obriguem os visitantes a consumir uma garrafa inteira. Como éramos só dois e beber uma garrafa de vinho inteira ao lanche estava fora de questão, a única alternativa que tivemos foi cervejas e refrigerantes. É curioso que numa altura em que a Viniportugal corre o país numa campanha para sensibilizar o consumo de vinho a copo, um local como o Solar do Alvarinho ignore completamente este método de apreciar vinho. Fiz saber do meu desagrado pelo facto, e foi-me dito que isso já tinha sido proposto mas o presidente da autarquia não autorizou “que isto não é nenhuma taberna”. Fiquei atónito, mas ainda tive força para escrever uma reclamação.

Salvou-se o presunto e a broa de excelente qualidade, regados a coca-cola, claro.

Horário

Sala de Prova e Loja
10h00 – 12h30
14h30 – 19h00

Bar
Dom a 5ª – 10h00 – 19h00
6ª e Sáb – 10h00 – 02h00

Encerra:
Domingo e Segunda de Páscoa,
24, 25 e 31 Dezembro e 1 Janeiro

3 Comments

  • Muito bom! Dediquei uma semana de férias em Agosto a Monção e Melgaço, basicamente para provar Alvarinhos.

    O Solar de Melgaço é muito interessante, melhor do que o Paço do Alvarinho, em Monção.

    Mas bom, bom, é ir à Quinta do Soalheiro e trazer de lá o colheita à 5,5€ a garrafa. O que eu amaldiçoei a minúscula mala do meu carro 🙂

  • Por acaso não passei pela Quinta do Soalheiro, mas consegui comprar mais barato lá no Solar. Mais barato mas não por esses preços, entenda-se 🙂

  • Eu trouxe uma caixa… mas por esta altura já só tenho uma garrafa 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *