Terras de Alter (Alter do Chão, Alentejo)

Por muito que goste de vinho e me interesse por conhecer novas referências e novos projectos, nos dias que correm, é impossível (pelo menos para mim), conseguir provar tudo o que se vai fazendo por esse país fora. Ainda para mais à velocidade com que surgem novos projectos, novos vinhos, novas pessoas, etc…
Talvez por isso tenha chegado tarde, mas ainda muito a tempo, aos vinhos das Terras de Alter. E cheguei a eles através do seu director comercial, João Vilar, que tive o prazer de conhecer, quando andava por terras do Tejo, nesta circunstancia.
As poucas referências que tinha provado deste produtor, abriram-me o apetite para conhecer melhor os seus vinhos e numa passagem pelo Alto Alentejo não perdi a oportunidade de desviar a Fronteira (Alter do Chão) para ir conhecer um pouco melhor o projecto.
Na ausência do João, quem teve a amabilidade de me receber e aturar foi o Frederico Santos, da equipa de enologia da casa.
A visita, muito informal, teve a forma de passeio pela (enorme) adega, enquanto o Frederico me ia contando a forma como nasceu o projecto e os seus objectivos, com um foco efectivo e muito sério na internacionalização. Outra aposta tem sido a experimentação de castas com pouco peso histórico na região, como a Alvarinho, só para dar um exemplo. As vinhas, pertencentes aos diversos sócios e parceiros, não estão junto à adega, apesar de próximas. Por essa razão não as visitei.
Enquanto a conversa ia decorrendo, ia-se provando algumas amostras de casco, umas mais prontas, outras ainda imberbes, todas com o “selo” Terras de Alter, ou seja, bem à imagem do seu enólogo principal e proprietário, o experiente e conhecido, Peter Bright.
Não tenho escondido que gosto dos vinhos deste produtor, com o Verdelho, o Alfrocheiro e o topo de gama, Outeiro, à cabeça. Mas todos os outros são vinhos muito bem feitos, os brancos com frescura surpreendente e os tintos com um estilo mais moderno, redondos e com a fruta mais docinha. Todos com uma relação qualidade-preço de fazer inveja à concorrência.
A visita terminou na loja de vendas, onde se pode encontrar todo o portefólio da casa, (na altura o Outeiro estava esgotado) a preços muito convidativos. É conferir por favor.

Terras de Alter Companhia de Vinhos Lda.
Zona Industrial de Fronteira Lote 22 a 28
7460 Fronteira
Tel: 245 098 067

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *