Terras do Mendo Tinto 2010

Há uns tempos atrás passei um fim de semana no Dão, por esta ocasião, que aproveitei para revisitar as atracções turísticas da região, entre elas, como não poderia deixar de ser, o Intermarché de Seia. Nessa visita, qual o espanto, quando me deparo com uma garrafa de Terras do Mendo Branco 2010, um vinho que elogiei recentemente na lista de brancos a comprar até 10 euros, que publiquei aqui. Mesmo ligeiramente mais caro que a última vez que tinha comprado, não hesitei, qual guloso, em trazer uma garrafa de um vinho que tinha gostado muito e que supostamente estava esgotado.

Chegado à vertical de Redoma, em conversa com os outros convivas, dei a boa nova que afinal ainda sobravam umas garrafitas, poucas, de Mendo Branco no supermercado. Um dos convivas, mais guloso que eu, terminada a prova e o almoço, dirigiu-se ao local do crime e vai de limpar a prateleira da meia duzia de garrafas que lá tinham ficado. Até aqui tudo certo.

Mas o melhor da história chegou uns dias depois quando esse amigo decidiu abrir uma dessas garrafas e, espanto dos espantos, não era branco, era tinto! Afinal a garrafa que eu tinha trazido, muito semelhante à de branco como podem ver abaixo, era de tinto e não de branco. Moral da história, a gula é um pecado mortal!

Descubra as diferenças.

Só não foi mortal porque este tinto, não chegando à genialidade do branco, bebe-se com muito prazer. Um vinho adulto, sério, que ao provarmos ligamos de imediato à região. Há um fundo frutado, com ligeiro balsamico, que só faz brilhar mais alto as sugestões de eucalipto, resina de pinheiro e um leve floral. Uma acidez bem proporcionada, sem excessos, dá-lhe equilibrio e confere um final prazeroso e cheio de sabor. Gostei.

Podia ter sido pior o engano!

Terras do Mendo Tinto 2010.
Produzido pela Sociedade Agrícola Terras do Mendo
em Oliveira do Hospital, Dão.
Lote de Touriga Nacional e Alfrocheiro.
13% de volume de álcool.
16 pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *