Tratado do Petisco…

…e das Grandes Maravilhas da Cozinha Nacional.

“A história da alimentação ainda não se fez em Portugal, pelo que é de extremo valor o trabalho que Virgilio Gomes, grão a grão, nos oferece”
Maria de Lourdes Modesto

Virgilio Nogueiro Gomes é investigador em História da Alimentação e professor de Gastronomia e Cultura. Natural de Bragança, Trás-os-Montes, tem várias obras publicadas na área da gastronomia, colaborado com várias publicações e fazendo parte de várias iniciativas, muitas vezes como juri dos mais variados concursos gastronómicos.
Neste Tratado do Petisco e das Grandes Maravilhas da Cozinha Nacional traz-nos uma viagem sobre as nossas raízes culinárias, dos petiscos mais simples, aos pratos mais tradicionais, através de vários capítulos onde resume a história dos principais alimentos (ou grupo de alimentos) do nosso receituário.

“A sardinha assada é, para mim, um elemento diferenciador da alimentação portuguesa… Não resisto a recordar o único sítio no qual comi sardinhas assadas e me fez imaginar que estava em Portugal. Em Essaouira, Marrocos… Escolhi três variedades de peixe e, a medo, apenas duas sardinhas. Chegada a refeição, comecei pelas sardinhas e, de imediato, pedi mais seis. Voltei lá mais vezes só para as saborear.”

A escrita é simples e convidativa. A resenha histórica de cada capítulo é muitas vezes enriquecida por histórias pessoais saídas das suas experiências e viagens, num tom descontraído que nos aproxima do autor. No final da cada capítulo há uma receita que sutenta o texto, muitas delas verdadeiros marcos da nossa cozinha.
O livro lê-se rapidamente e quando se chega ao fim fica-se duplamente com a sensação de água na boca. Pelas muitas iguarias e receitas que nos abrem o apetite, mas sobretudo pelo fim da obra, que apetece mais.
Para quem se interessa pelo tema é um livro essencial, que qualquer aficcionado vai fazer questão de ter na sua biblioteca.

Trouxe-mo o Pai Natal e foi leitura durante esta quadra.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *