Champs Cadet Recolte Tinto 2015

Talvez nem os próprios franceses imaginassem que o termo Glou Glou ganhasse esta proporção e andasse na boca de tanta gente por estes dias.

Os vinhos naturais estão mais na moda que nunca e actualmente serão a grande tendência do mundo dos vinhos. Dentro desse grande movimento mundial, que Portugal também faz parte, com um grande numero de produtores a optar por práticas biológicas e de pouca intervenção, existem os chamados vinhos Glou Glou.

Os vinhos Glou Glou não são mais que a versão trendy dos Vins de Soif, tintos ligeiros, abertos na cor, frescos e pouco alcoólicos, descomplicados e muito faceis de beber (daí o glu glu). Raramente têm estágio em barrica e serão tendencialmente conotados a vinhos mais simples e pouco complexos. Apesar de existirem actualmente diferentes graus de “simplicidade” nestes vinhos.

Este Champs Cadet, produzido na região de Vézelay a sul de Chablis pelo Domaine de la Cadette, a partir de vinhas de agricultura biológica, é um excelente exemplo de um bom vinho Glou Glou. Aberto na cor, muito fiel à casta, é leve, fresco, com boa acidez e muito guloso. Perfeito para beber despreocupadamente a solo ou com comida simples, sem pensar em grandes harmonizações. Sendo um vinho que tem a simplicidade na sua essência não deixa de ter uma pureza de fruta envolvente e um bom comprimento final.

 

Champs Cadet Recolte Tinto 2015
Produzido pelo Domaine de la Cadette em Saint Pére / Vézelay, na Borgonha, França.
100% Pinot Noir.
12,5º de volume de álcool
Enologia de Jean e Valentin Montanet.
Cerca de 16€ nos Goliardos.
16 pontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *