À descoberta da Flor de Sal

O desafio passava por descobrir Castro Marim enquanto região de excelência para a produção de flor de sal e a sua importância na gastronomia. A convite da Salmarim e da Casa Rosada, fomos levados numa viagem pela região, pelos seus produtos, pelas suas gentes, pelas suas diferentes paisagens, sempre com a flor de sal como figura central. E foi curioso perceber o trabalho notável que se faz com este produto no Sapal de Castro Marim e a importância que o mesmo assumiu na cozinha dos nossos dias. Pudemos testemunhar a abordagem à flor de sal por diferentes Chefs, de diferentes nacionalidades e estilos de cozinha, num exercício muito interessante para entender a dimensão da sua utilização. Deixo um pequeno resumo em fotos do que foi este desafio, prometendo voltar ao assunto com mais detalhe em publicações futuras.

DSC_0361

DSC_0070 - Cópia

Dalila e Renato Cunha do Restaurante Ferrugem finalizando o seu prato com flor de sal…

DSC_0059

…no jantar de boas vindas que teve lugar numa villa do resort Monte Rei Golf & Country Club. Na foto, Jaime Perez, o catalão à frente do Vistas, o restaurante gastronómico desta unidade hoteleira, a preparar um dos seus pratos da noite.

DSC_0106

DSC_0161 - Cópia

Mãos sábias a moldarem o queijo de cabra João Ribeiro produzido na Foz de Odeleite.

DSC_0236 - Cópia

Era impossível viajar pela excelência dos produtos da região sem passar pelo pescado. Aqui, um majestoso cação no mercado de Vila Real de Santo António.

DSC_0320

Risotto de Funghi Porcini e Azeite de Trufa Branca, interpretado pelo Chef Fabio Zerbo, do restaurante La Puerta Ancha em Ayamonte. Um italiano que se rendeu à flor de sal da Salmarim.

DSC_0382

O nosso anfitrião Jorge Raiado, na sua salina em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim a falar-nos dos métodos de produção do seu sal.

DSC_0464

Rupert Kirby, outro dos nossos anfitriões, a preparar na encantadora cozinha da sua Casa Rosada, o brownie de caramelo e flor de sal.

DSC_0028

O arroz de robalo da Chef Noélia, do restaurante Noélia e Jerónimo em Cabanas de Tavira, a fechar com chave de ouro esta jornada pelos sabores algarvios.

DSC_0415

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *