Casa Ferreirinha Reserva Especial 2001

IMG_20131231_222508

Quando me dizem que há vinhos para ocasiões especiais, eu sorrio e digo que sim, mas no intimo penso que não nos estamos a referir aos mesmos. Há vinhos para ocasiões especiais, sem dúvida, mas depois há aqueles que, num patamar mais elevado, ao serem bebidos tornam a ocasião especial, sem precisarem de qualquer ritual ensaiado, nem de enquadramento festivo, para que o momento do seu consumo se torne memorável.

Há ainda aqueles que, pelo seu fulgor mediático, já são considerados especiais antes de chegarem ao mercado, mas que muitas vezes não estão à altura das expectativas. E é aqui que este Ferreirinha Reserva Especial 2001 mostra ser realmente especial.

Consegue, sendo caro e vindo da família do mítico Barca Velha, estar à altura de tudo o que se espera dele e tornar a ocasião do seu consumo num momento que perdurará para sempre na memória de quem o bebe.

Espera-se sempre complexidade num vinho destes, mas a forma como a consegue expressar, sem grandes exuberâncias nem exageros, demonstra bem a elegância e a estirpe de que é feito. Impressiona também pela frescura e carácter que mostra ao fim destes anos, com uma harmonia de conjunto extraordinária. Está numa forma incrível e a prova que deu no dia seguinte, dissipou todas as dúvidas quanto à excelência do que estava no copo.

Num momento que se começam a ouvir algumas vozes a questionar se os vinhos do Douro estão à altura do mediatismo planetário que a sua região conseguiu obter através do Vinho do Porto, aparece-nos este espécimen a dizer que enquanto houver vinhos deste calibre o sucesso do Douro está assegurado.

Casa Ferreirinha Reserva Especial 2001
Sogrape – Casa Ferreirinha
Cerca de 50€, na altura em que chegou ao mercado.
18+ pontos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *