Hugo Mendes no Laboratório

A garrafeira Wines 9297 tem um novo espaço para provas temáticas chamado Laboratório, que também fica em Telheiras, não muito longe da loja original. Com uma programação própria, este espaço de lugares sentados, tem um ambiente mais intimista, que proporciona maior proximidade entre os provadores e quem dirige a prova.

Estive lá na sessão inaugural que consistiu numa prova cega de vinhos dos anos noventa e voltei esta semana para a primeira das provas clandestinas do novo vinho do Hugo Mendes.

O Hugo, numa corajosa e interessante campanha de crowdfunding, conseguiu o dinheiro que necessitava para concretizar o sonho de lançar para o mercado o seu primeiro vinho em nome próprio e agora, numa fase que já está engarrafado e quase a chegar ao mercado, lançou o desafio através dos “patronos” dessa campanha, para as primeiras aparições públicas do vinho.

Sobre o vinho em si para já não me vou pronunciar, pelo menos enquanto não for oficialmente apresentado, prefiro destacar a forma disponível e frontal que o Hugo esteve nesta prova, sem filtros nem tabus, onde falou abertamente das suas ideias e dos métodos de produção deste vinho, mas também do seu trabalho na Quinta da Murta e noutros projectos paralelos que tem neste momento. Respondeu a todas as perguntas sem rodeios, tirou todas as dúvidas que foram surgindo de forma directa e transparente e, ouviu e lidou bem com as críticas, deixando sempre o seu ponto de vista sobre as mesmas. A prova ganhou contornos de tertúlia, tal a descontracção com que se abordavam assuntos por vezes mais incómodos e a elevação com que eram tratados.

Foi giro. Principalmente por não ser muito comum, num ambiente tão intimista, estar a provar o vinho e ter ali o enólogo tão à mão e disponível. Penso que a Helena da Wines poderia explorar mais este formato, pois acho que daria encontros interessantes. Termino com os parabéns ao Hugo Mendes pelo seu primeiro vinho em nome próprio e com desejos de felicidades para a concretização dos planos futuros que acabou por levantar um pouco o véu.

Podem seguir o percurso do Hugo Mendes Branco 2016 através da página de facebook ou no blog do autor. A programação do Laboratório e da Wines 9297 está disponível aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *