O Pica-Pau e o Monte dos Cabaços

Pica-pau…

…com molho de manga picante…

…e um Alentejano de Estremoz para empurrar. 

Apesar do fim de semana ser um período em que os cuidados com a alimentação saudável passam para segundo plano, carne vermelha e ainda por cima frita, é coisa que não se encontra facilmente cá por casa. 
Por essa razão, o facto de me ter cruzado com um lombo de novilho no supermercado, proporcionou um jantar de sábado diferente do habitual. Talvez por isso tenha sabido tão bem.
Muito fácil e rápido de fazer. Só há que ter cuidado com a fritura da carne, convém ficar rosada por dentro e bem frita por fora. Se muito frita, fica seca, sem sabor e sem graça. 
No molho (polpa de manga, malagueta, cebolinho, gengibre, vinagre de sidra, sal e pimenta – uma receita de José Avillez), o único cuidado é que não fique demasiado doce, pois dessa forma pode enjoar. 
O vinho escolhido, o Monte dos Cabaços Colheita Tinto 2007 (16pts, 8€ nos supermercados Jumbo), é mais um belo exemplo do fortíssimo portefólio dos vinhos de Margarida e Tiago Cabaço. Este, redondo, taninos macios, com a fruta preta e a madeira mais em evidência, combinou especialmente bem com este prato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *