Prior Lucas Branco 2015

Uma boa descoberta do último Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada, que nesta edição passou a chamar-se Bairrada Vinhos & Sabores, foi este Prior Lucas Branco.

Em conversa com o produtor fiquei a saber que este é um recente e pequeno projecto familiar, com várias pequenas vinhas na região de Souselas, que começa agora a ganhar alguma dimensão e a trazer os seus vinhos para mais próximo do grande publico. Podem saber mais aqui.

Dos vinhos presentes na feira, onde também estavam dois espumantes da categoria “Baga Bairrada” e alguns tintos, o vinho que mais me despertou a atenção foi este branco produzido a partir de um lote de Maria Gomes e Bical. Gostei ao ponto de no dia seguinte me der cruzado de novo com ele, na loja da Rota da Bairrada, de onde trouxe duas garrafas para provar e beber com mais tranquilidade.

Um branco que nesta fase da sua vida deixa a sensação de estar a deixar aquela fase primária e a entrar numa fase mais adulta, mais séria, com a fruta (branca e alguns citrinos) a deixar o protagonismo para um elegante fundo salino e mineral. Tem volume e acidez para aguentar pratos com estrutura e fica a ideia que poderá ainda crescer em garrafa. Pelas dúvidas irei guardar a garrafa que me resta por mais uns tempos.

O preço poderia ser um pouco mais cordato, mas tendo em conta que foram produzidas apenas pouco mais de 3000 garrafas, acaba por aceitar-se.

Prior Lucas Branco 2015
Produzido por Prior Lucas.
Lote de Maria Gomes e Bical.
Sem estágio em barrica.
12,5º de volume de álcool
Cerca de 9€ na loja da Rota da Bairrada 
16 pontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *