Viña Cubillo 2009

Ainda meio zonzos com o que nos está a acontecer, lá nos vamos organizando e tomando consciência das novas rotinas das nossas vidas. Apela-se agora, mais que nunca, à tal capacidade de adaptação do ser humano, os filmes catástrofe que fomos vendo no cinema não foram suficientes para nos prepararem para esta experiência tão intensa. Neste momento tão difícil pelo qual estamos a passar, qualquer coisa que nos faça sonhar e viajar é bem vinda.

López de Heredia é um ícone da Rioja e os seus vinhos são autênticas referências desta região do norte de Espanha. O Viña Cubillo é o “entrada de gama” da casa e é um digno cartão de visita para o universo deste centenário produtor. O lote das castas tradiconais Tempranillo e Garnacho, temperado com um pouco de Mazuelo e Graciano, provenientes da vinha Cubillo, uma das 4 de Lopez de Heredia, dão origem a um vinho que apesar de classificado de Crianza tem três anos de estágio em barricas usadas.

Depois de alguns anos menos bons na região, 2009 voltou a ser uma colheita classificada de muito boa pelo Conselho Regulador da Rioja e isso acaba por expressar-se nesta edição do Cubillo. Fiel ao seu estilo habitual, de um classicismo intocável, é aberto na cor, com um perfil leve mas ao mesmo tempo com bastante presença, com as notas de fruta silvestre, algum couro e cogumelos, a criarem um aroma muito atractivo. Há alguma doçura de fruta no ataque de boca mas muito bem balanceada por uma acidez vibrante que o torna elegante e muito sedutor. Tem um estilo irresistível, consensual sem ser fácil e uma aptidão gastronómica que o cola com muitos momentos à mesa. Custa cerca de 10€ e pode ser encontrado em diversos sites de venda online.

Agora com mais tempo livre é possível que volte ao blog com mais regularidade. Até lá mantenham-se seguros e fiquem em casa. Não adoptem comportamentos de risco e ajudem os outros a não os tomar também. Isto vai passar rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *