Vinagre Quinta das Bageiras Private Finest Reserve

Já nos habituámos à autenticidade dos vinhos das Bágeiras, produzidos sempre com as mesmas castas por Mário Sérgio Nuno na sua quinta em Fogueira, na freguesia de Sangalhos, concelho de Anadia. Um produtor referência, que faz questão de manter a tradição, tanto nos métodos utilizados, como no resultado final que busca para os seus vinhos. Os tintos são de Baga e os brancos de Maria Gomes e Bical, que depois recebem o tempero da Touriga Nacional e da Cerceal.

O que muitos não sabem é que nas Bágeiras também se produzem vinagres de grande qualidade. Sempre com a mesma filosofia, de obter um produto autêntico, sem pressas, a partir de métodos tradicionais. Não fosse o enólogo da casa, Rui Moura Alves, um apaixonado pelos vinagres e o produtor da referência mais consagrada cá do burgo.
Não é por isso de estranhar que este Quinta das Bágeiras Reserva seja um néctar de excelência, do melhor que se faz no nosso país.

25 cl de vinagre por um preço que ronda os 13€ pode parecer exagero, por isso este será sempre um produto de nicho, dirigido a um restrito numero de consumidores que lhe atribuam valor. Mas se pensarmos que este produto nasce por método natural, a partir de uma selecção de vinhos de qualidade, que acidificam e envelhecem durante largos anos em pequenas barricas de carvalho, dando origem a um vinagre de sabor fino, com uns invulgares 10º de acidez, então talvez o preço não seja assim tão absurdo. E todas as receitas onde ele entrar vão sentir a diferença.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *