La Puerta Ancha (Ayamonte)

Andava há dias em busca das melhores iguarias pelos corredores do Peixe em Lisboa quando sou interpelado por dois contagiantes sorrisos. Era a Cliodhna Browne e o Fabio Zerbo do La Puerta Ancha em Ayamonte, que conheci por alturas do fim de semana à descoberta da flor-de-sal da Salmarim, em Março do ano passado. Nessa altura tive o prazer de almoçar no seu restaurante e este encontro trouxe-me à memória essa excelente refeição. Foi o click necessário para recuperar o respectivo artigo, que andava lamentavelmente perdido pela caixa dos rascunhos.

Ayamonte

La Puerta Ancha

????????????????????????????????????

Camarões com molho de alho.

Pintxo de Anchovas com pimento e maionese

Sardinha marinada com maionese de anchovas e pimentos. E aqui fomos convidados a experimentar o resultado final com e sem a flor de sal da Salmarim. E foram óbvias as diferenças.

Tataki de Atum com Wasabi e Gengibre.

????????????????????????????????????

O vinho é bem tratado por aqui. A carta de vinhos não é muito vasta mas assenta, essencialmente, em produtores da região, que se estende a Portugal e numa boa oferta de vinho a copo.

Tártaro de Atum em cama de Alga Wakame. Leva tzatziki, sementes de sésamo e uma redução de soja. Um dos meus pratos favoritos.

Mexilhões ao vapor com manjericão e molho de limão.

Para refrescar o palato e separar o mar da terra, um tira-gosto de sorvete de cava e limão com menta fresca.

O Cilindro de Vitela, a tapa vencedora do Concurso de Tapas de Ayamonte em 2011. Recheado com queijo brie, coberto por um molho de cogumelos e finalizado com um crocante de presunto. Esta convida à partilha e é obrigatória numa passagem pelo La Puerta Ancha.

Risotto de Funghi Porcini e Azeite de Trufa Branca

As raízes do Chef expressas num Risotto de Funghi Porcini e Azeite de Trufa Branca

????????????????????????????????????

Quê 2

Os produtos portugueses estão bem presentes no La Puerta Ancha, da flor de sal ao vinho.

La Puerta Ancha

La Puerta Ancha

????????????????????????????????????

Cliodhna Browne e Fabio Zerbo.

Ayamonte não era aquele destino gastronómico que me vinha de imediato à cabeça, até porque do lado de cá da fronteira temos muita e boa oferta, mas isso mudou no dia que conheci o La Puerta Ancha.

Fabio Zerbo é chef de cozinha, italiano, do Piemonte e o destino trouxe-o até ao sul da Península Ibérica, mais propriamente a Ayamonte. Foi aí que se fixou e conheceu a sua mulher, Cliodhna Browne, irlandesa de Cork, que o destino também trouxera ao Algarve. Ambos gerem os destinos do bar de tapas de fusão La Puerta Ancha, no casco histórico desta simpática cidade raiana.

Fabio Zerbo parte das clássicas tapas espanholas para desenhar a sua cozinha, mas traz-lhes modernidade, seja por inspiração do seu país natal, seja pela influência dos excelentes produtos que lhe chegam do outro lado da fronteira. O resultado é uma cozinha contemporânea, com algum arrojo, bonita e muito saborosa.

O espaço, que já foi uma antiga cavalariça, é descontraído e acolhedor, está decorado com gosto e possui uma pequena mostra de produtos tradicionais que podem ser adquiridos no local. Convida a uma refeição mais demorada, mas também se presta a uma simples tapa acompanhada por um bom copo de vinho, espanhol ou português. Sugestiva também é a travessia do Guadiana por ferry, que nos deixa às portas do centro histórico de Ayamonte, a poucas centenas de metros do restaurante.

Sempre fez sentido, aquando no sotavento algarvio, atravessar a fronteira para uma noite de tapeo pelo centro de Ayamonte, mas agora passou a existir uma referência. Quando andarem por aquelas bandas não deixem de conhecer o La Puerta Ancha. Não se vão arrepender.

La Puerta Ancha
Plaza de la Laguna 14, 21400 Ayamonte, Huelva, Espanha
Tel: +34 959 32 06 66
Email: [email protected]
Fecha aos Domingos

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *